No aquecimento

Judiciário se organiza para país receber a Copa do Mundo Feminina em 2027 

CNJ começa a preparação para prevenir conflitos envolvendo público de mulheres e outros grupos de risco para violência; Juizados Especiais do Torcedor e dos Grandes Eventos serão peça-chave 

260121_FWWC_LAUNCH_DIGITAL_HOST_CITIES-25_NO-SLOGAN

Pouco mais de oito meses antes do começo dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Judiciário começa a intensificar as medidas de fiscalização para manter a segurança dos torcedores, se preparando para atender a chamados de violência contra mulheres e padronizando a atuação dos Juizados do Torcedor, conforme cobrança do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O conselheiro Paulo Regis Botelho, coordenador do Grupo de Trabalho pela Paz nas Arenas e responsável pela agenda da Copa em Minas Gerais, apresentou nesta quarta-feira medidas para garantir a segurança nos oito jogos sediados na capital do estado. Segundo Botelho, está sendo implementada a resolução CNJ 662/25, que prevê o funcionamento do Juizados Especiais do Torcedor e dos Grandes Eventos para a prevenção e a solução rápida de conflitos em eventos esportivos.  

A resolução também prevê a atuação dos Juizados Especiais do Torcedor e dos Grandes Eventos ocorra de forma integrada com Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos de segurança e demais integrantes do sistema de justiça. 

O GT Paz nas Arenas reúne representantes de tribunais e de outras instituições para trocar e discutir experiências e padronizar os procedimentos de prevenção à violência e de atendimento às ocorrências registradas durante grandes eventos. 

Instalação de salas lilás 

Além da atuação de todo um conjunto do judiciário brasileiro em prol da segurança dos participantes e torcedores da Copa Feminina, os estádios vão contar com as chamadas Salas Lilás. 

Elas são locais de atendimento e acolhimento humanizado especializado de mulheres, crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis de vítimas de violência no contexto dos grandes eventos. 

Evento global 

A Copa Feminina FIFA de 2027 acontecerá entre os dias 24 e 25 de julho, e o Brasil o é o primeiro país sul-americano a sediar o evento.  Os jogos serão organizados em oito diferentes estádios no país: no Estádio Nacional, em Brasília; na Arena Castelão, em Fortaleza; no Beira-Rio, em Porto Alegre; na Arena de Pernambuco, em Recife; no Maracanã, no Rio de Janeiro; na Arena Fonte Nova, em Salvador; na Arena Itaquera, em São Paulo e no Mineirão, em Minas Gerais. 

O primeiro jogo acontecerá no estádio localizado no Rio de Janeiro, no dia 24 de julho, portanto, o Maracanã também receberá o último jogo da temporada, marcado no dia 25. 

Com informações do CNJ

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação da redação. Campos obrigatórios são marcados com *.