Tributos

Decisão do STF protege pacto federativo e abre caminho para recuperação de valores pelo contribuinte

Corte confirmou que céditos fiscais presumidos de ICMS não podem ser incluídos na base de cálculo do PIS e da Cofins

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que créditos fiscais presumidos de ICMS, valores que a legislação permite descontar do imposto devido, não podem ser incluídos na base de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). A decisão foi tomada na quarta-feira (7) pelo Plenário do Supremo, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 835818, com repercussão geral reconhecida (Tema 843). 

No caso concreto, a União questionava decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) segundo a qual créditos presumidos do ICMS não caracterizam receita ou faturamento das empresas e, portanto, não podem ser objeto da tributação. Para o TRF-4, os créditos de ICMS concedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal constituem renúncia fiscal — cujo fim é incentivar determinada atividade econômica de interesse da sociedade — e não receita ou faturamento.    

Para a maioria do Plenário, esses valores não representam riqueza própria da empresa e, portanto, não podem ser considerados faturamento nem receita para fins de incidência do PIS e da Cofins. 

Advogados tributarias afirmam que a decisão possibilita a recuperação de valores pelos contribuintes, além de trazer segurança jurídica.

Graziele Pereira, tributarista e sócia do Canedo, Costa, Pereira e Alabarce Advogados, destaca o entendimento do ministro Edson Fachin no julgamento. Segundo ele, o tema foi examinado à luz do federalismo brasileiro e da Constituição Federal, e não apenas sob a ótica estritamente tributária. “Por isso, a decisão não é mera reprodução do que o Tribunal decidiu no Tema 69 (exclusão do ICMS da base do PIS e da Cofins). Ela tem fundamento próprio: a proteção da autonomia dos Estados para conceder incentivos fiscais sem que a União, por meio de seus tributos, absorva parte desse benefício”, diz Graziele.

Já Renato Silveira, sócio do Machado Associados, avalia que, a depender da estratégia adotada pela empresa, o impacto da decisão poderá ensejar (I) a recuperação de pagamentos indevidos de PIS e de Cofins, acrescidos da Taxa Selic, (II) o não pagamento de débitos de PIS e de Cofins exigidos pela Receita Federal do Brasil sobre créditos presumidos de ICMS; e (III) a redução da carga tributária do PIS e da Cofins, inclusive na vigência da Lei nº 14.789/2023.

“Atualmente, a União exige PIS e Cofins sobre os créditos presumidos de ICMS com base na Lei 14.789/2023. Tendo em vista o reconhecimento da inconstitucionalidade da tributação pelo STF, tal entendimento também se aplica para os fatos geradores ocorridos na vigência da Lei 14789/2023. Então, o efeito prospectivo é a redução da carga tributária do PIS e da Cofins; o efeito passado pode ser a recuperação de pagamento indevido de PIS e Cofins ou, ainda, o não pagamento de débitos de PIS e Cofins exigido pela Receita Federal sobre créditos presumidos de ICMS”, analisa Silveira.

Recurso da União

Silveira lembra que o caso é antigo e o julgamento teve início antes da Lei 14789/2023. “É possível que isso venha a ser alegado pela União no recurso de embargos de declaração. Temos que esperar. Entendo que o acolhimento de argumento constitucional afasta a tributação independentemente do disposto na lei ordinária”, complementa.

Dessa maneira, de acordo com o advogado, se o entendimento é no sentido de que os créditos presumidos não constituem receita para fins de PIS e Cofins e que a tributação afronta o pacto federativo, então, o entendimento se aplica também na vigência da Lei 14.789/2023. “Para parar de exigir, provavelmente, a União aguardará o trânsito em julgado do Tema 843. Não sabemos o que poderá ocorrer em eventuais embargos de declaração da União”, conclui.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Maria Andréia dos Santos, sócia do Sanmahe Advogados, diz que a decisão deverá produzir impacto relevante e favorável aos contribuintes na nova fase dessa discussão, referente ao período posterior ao início da vigência da Lei 14.789, que alterou o tratamento das subvenções para fins de tributação a partir de janeiro de 2024.

“Ou seja, é uma decisão de grande impacto tanto para o período anterior, cuja aplicação será imediata, quanto para o período posterior à lei, com perspectiva de resultado favorável aos contribuintes. E isso porque a maioria dos juízes e tribunais estão vinculando o destino desta nova fase da discussão à decisão do STF nesse tema”, afirma Maria Andréia.

Com a decisão, segundo a advogada, as empresas que deixaram de pagar por contarem com decisões liminares deixarão de ter essa contingência e quem efetivou o pagamento terá crédito a recuperar, em um cenário favorável aos contribuintes. “A Lei alterou o regime e as subvenções passaram a ser tributadas pelo IRPJ, CSLL, PIS e Cofins. Esta decisão, apesar de se referir ao cenário normativo anterior à Lei 14.789, é um precedente importante, que pode ser aplicado às discussões posteriores a essa lei”.

Victor Corradi, sócio do WFaria Advogados, destaca que hoje a União autua sobre créditos presumidos de PIS e Cofins. “As empresas precisam recorrer ao Judiciário para tentar afastar isso. Já vinham conseguindo e, com essa decisão, a União vai ter que parar imediatamente de autuar sobre isso. E, ao mesmo tempo, vai garantir o direito de os contribuintes recuperarem aquilo que foi indevidamente recolhido de PIS e Cofins. Então, isso impacta imediatamente no contencioso que já existe. Se existe esse contencioso, é porque já existe uma divergência entre contribuinte e fisco sobre a interpretação dada a esses créditos presumidos. O fisco considera isso faturamento ou base de cálculo do PIS e da Cofins e os contribuintes consideram que não”, comenta.

Agora, o STF reconheceu que nunca foi legítima essa cobrança. “Então, a partir do momento em que a União é informada que perdeu essa tese, deixará de cobrar o valor indevido, sob pena de incorrer em verbas de sucumbência em casos que ela autuar e perder na esfera judicial. Então, é uma cobrança tida como ilegítima. A União deve parar imediatamente”, diz Corradi.

Segurança jurídica 

Para o tributarista Tiago Conde Bussamra, sócio do Sacha Calmon-Misabel Derzi Consultores e Advogados, o julgamento representa “uma vitória de grande relevância para os contribuintes, para a segurança jurídica e para a própria preservação do pacto federativo”. “O STF reafirma uma premissa constitucional essencial: o crédito presumido de ICMS não constitui receita ou faturamento da empresa, mas instrumento de política fiscal dos Estados, destinado à redução do ônus tributário e ao estímulo da atividade econômica. Por isso, não pode integrar a base de cálculo do PIS e da Cofins”, afirma.

Na avaliação de Bussamra, que preside a Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt) e, no julgamento concluído quarta-feira, atuou na defesa dos interesses da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), permitir essa tributação significaria, na prática, “autorizar a União a neutralizar um benefício fiscal legitimamente concedido pelos Estados, interferindo em políticas de desenvolvimento regional e comprometendo a autonomia dos entes federativos. A decisão do STF, portanto, ultrapassa os interesses de um caso específico e reforça limites constitucionais importantes ao poder de tributar, com reflexos econômicos relevantes para diversos setores produtivos do país”.

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação da redação. Campos obrigatórios são marcados com *.