Medidas judiciais

AGU firma parceria para acelerar atuação em casos de proteção ambiental e uso de imóveis da União

Portaria conjunta vai aperfeiçoar a comunicação entre os órgãos em casos envolvendo proteção ambiental e imóveis da União que exijam medidas judiciais

A Advocacia-Geral da União (AGU) assinou, na última quarta-feira (27/5), portaria conjunta com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para estabelecer fluxo especial de subsídios técnicos em casos considerados prioritários.

O acordo vai otimizar a comunicação nos casos em que a SPU constatar atos ilícitos relacionados à proteção ambiental e ao uso de imóveis da União que demandem a adoção de medidas judiciais pela AGU.

O fluxo especial se aplica a casos que exijam judicialização em três cenários distintos: contra ações ou omissões que violem o uso e gozo adequado de bem imóvel da União; para garantir a adequada disposição, proteção, manutenção e conservação de bem imóvel da União; e para enfrentar o comprometimento da integridade ambiental de áreas públicas.

A SPU deve encaminhar os subsídios à AGU em até 30 dias após o encerramento da fase administrativa, ou seja, quando estiver esgotado o prazo para apresentação de defesa pelo autuado no procedimento fiscalizatório. A manifestação técnica deve conter, entre outros elementos, uma descrição detalhada da infração, a identificação dos responsáveis e elementos probatórios. Depois de receber os subsídios, a unidade da AGU deverá definir, em até 30 dias, se serão adotadas medidas judiciais ou solicitadas novas informações.

Com informações da AGU

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação da redação. Campos obrigatórios são marcados com *.