Notícias

Projeto busca coibir “golpe do falso advogado” no WhatsApp

Foto: Freepik

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei nº 4709/2025, de autoria do deputado federal Gilson Daniel (Podemos-ES), que trata da prevenção e repressão ao chamado “golpe do falso advogado”.

Praticada frequentemente pelo aplicativo WhatsApp, a fraude consiste na utilização de dados de processos judiciais verdadeiros para induzir a vítima a fazer depósitos ou transferências bancárias em troca da liberação de benefícios ou indenizações. Com a aprovação, a proposta deve ser analisada pelo Plenário, sem passar antes pelas comissões da Casa.

Para o parlamentar, a prática “mina a credibilidade da advocacia e do sistema judicial, atingindo valores constitucionais como a dignidade da pessoa humana, a segurança jurídica e o acesso à Justiça”, além dos prejuízos financeiros às vítimas.

O PL propõe medidas de natureza penal, civil e administrativa, entre estas: a tipificação do uso indevido de credenciais da Justiça como crime autônomo; previsão de medidas cautelares rápidas, como bloqueio emergencial de valores e preservação de dados de acesso; criação do Cadastro Nacional de Condenados por Estelionato Eletrônico (CANCEE), como mecanismo de prevenção e investigação; e a priorização da reparação às vítimas na destinação de valores recuperados.

No início de novembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adotou medida para conter o golpe. Agora, o acesso aos serviços digitais do Poder Judiciário exige dos usuários externos autenticação em múltiplos fatores.

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação da redação. Campos obrigatórios são marcados com *.