Notícias

Ideia de “Refis da Pandemia” volta a ganhar força

Líder do centrão apresenta requerimento de urgência para projeto

5 de junho de 2020

A ideia da possível criação de um “Refis da Pandemia” voltou a circular no Congresso Nacional. O líder do centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), apresentou requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei 2.735/2020, que institui o programa extraordinário de regularização de tributos federais em decorrência dos efeitos da Covid-19 na economia brasileira.

O projeto, no entanto, só poderá ser votado depois da aprovação do pedido de urgência, para o qual ainda não há data marcada. Não há, também, relator indicado para emissão de um parecer.

Ao Jota, o tributarista Júlio César Soares, sócio do escritório Dias de Souza, avaliou que a instituição de parcelamentos sempre significa o estado abrir mão de receitas, mas neste cenário é justificável. “De fato, muitas empresas estão com dificuldade para sobreviver e obviamente a carga tributária tem um peso grande nessa dificuldade. Me parece que nesse cenário a medida é válida e pode ajudar de ambos os lados [governo e contribuinte]”, analisou.

Notícias Relacionadas

Notícias

Impenhorabilidade de depósitos bancários não se aplica a empresas

Terceira Turma do STJ reafirmou entendimento ao julgar recurso especial de devedores

Notícias

Lei que proíbe pedido de CPF em farmácia coíbe abusos

Advogados elogiam restrição, mas apontam inconsistências em medida