Eleições 2026

Ex-prefeito, ex-governador, humorista e sniper: quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro

Estado tem 12,9 milhões de eleitores; Eduardo Paes lidera a corrida eleitoral com folga, seguido de longe pelo bolsonarista Douglas Ruas e pelo veterano Antony Garotinho

Com 12,9 milhões de eleitores, o Rio de Janeiro tem nove candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral na corrida para ocupar o Palácio Guanabara pelos próximos quatro anos. A disputa acontece em uma conjuntura institucional bastante atípica, com a renúncia do governador Cláudio Castro (PL) em abril de 2026, combinada com a saída prévia do vice-governador Thiago Pampolha para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e a prisão do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. Com as vacâncias sucessivas, assumiu o quarto na linha de sucessão, o presidente do Tribunal de Justiça fluminense (TJ-RJ), o desembargador Ricardo Couto.

Ricardo Couto | Divulgação

Magistrado de carreira, Couto não tem filiação partidária nem é ator político-eleitoral. Sua tarefa é apenas garantir a transição política. No fim de maio, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia negado o pedido do de Douglas Ruas (PL-RJ) para assumir o governo porque a votação que o levou à presidência da Alerj (Assembleia Legislativa) foi contestada na Justiça e o tema não cabia na ação em que o pedido foi apresentado.

Quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro?

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) lidera os levantamentos de intenção de voto, mantendo a liderança em todos os cenários, com 21 pontos percentuais à frente de Douglas Ruas e 31% do ex-governador Anthony Garotinho (Quaest, setembro).

Veja quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro:

André Marinho (Novo, 30)

André Bourguignon Marinho, 32 anos, nasceu na capital fluminense e graduou-se em Ciência Política pela Universidade de Nova York (NYU). É solteiro e filho do empresário e ex-presidente do PSDB-RJ Paulo Marinho. Conquistou projeção pública nacional atuando como humorista, apresentador e comentarista político no rádio e televisão, integrando as bancadas dos programas Pânico e Morning Show da rádio Jovem Pan.

Ficou conhecido por imitações de lideranças políticas nacionais e produção de conteúdo digital, integrando relações de influenciadores digitais da revista Forbes Brasil. Não exerceu cargos públicos de nomeação política nem concorreu a mandatos eletivos antes de 2026.

Filiou-se ao Partido Novo, tendo sua pré-candidatura lançada em maio de 2026. Seu plano de governo defende a responsabilidade fiscal e a desregulamentação, e prevê parcerias público-privadas e o endurecimento da segurança pública. A vice da chapa é a tenente-coronel da PM Erigreyce Monteiro (Novo).

Coronel Busnello (Missão, 14)

João Jacques Soares Busnello, 56 anos, nasceu em 6 de agosto de 1970 em Iraí, no Rio Grande do Sul, transferindo-se jovem para o Rio de Janeiro, onde teve trajetória na PM. É solteiro e oficial superior na reserva remunerada com a patente de coronel.

Projetou-se na corporação como integrante de elite e atirador de precisão (sniper), atuando como subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) em ações táticas de resgate de reféns de grande repercussão, como no caso do ônibus 174.

Disputou eleições proporcionais para deputado federal em duas ocasiões anteriores: concorreu pelo PRTB em 2018 e pelo PSD em 2022, não obtendo mandato efetivo. Lançado ao governo pelo Partido Missão em sua primeira disputa majoritária, teve sua candidatura homologada pela Justiça Eleitoral, compondo chapa pura que traz o militar Rafa Luz (Missão) como vice.

Cyro Garcia (PSTU, 16)

Cyro Garcia, 71 anos, nasceu em 26 de outubro de 1954 em Manhumirim, Minas Gerais, vindo para o Rio de Janeiro na década de 1970. É casado e autodeclara-se preto. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e obteve os títulos de mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou no sistema bancário e presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro de 1988 a 1991.

Participou do processo de fundação do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nos anos 1980, desligando-se destas organizações no início dos anos 1990 para articular a fundação do PSTU e da central Conlutas. Exerceu mandato de deputado federal por 10 meses entre 1992 e 1993, como suplente empossado.

Tem 11 eleições disputadas pelo PSTU: concorreu à Câmara Municipal do Rio (2004 e 2008), à Câmara dos Deputados (2006 e 2014), à Prefeitura do Rio (2012, 2016, 2020 e 2024), ao Senado Federal (2018) e ao Palácio Guanabara (2010 e 2022). Em sua terceira tentativa de governar o estado, tem como vice a bancária Perciliana Rodrigues (PSTU) e defende o controle operário e o cancelamento dos contratos de privatização de concessões.

Douglas Ruas (PL)

Douglas Ruas dos Santos, 37 anos, nasceu em 17 de janeiro de 1989 em São Gonçalo, na região metropolitana fluminense. É bacharel em direito com pós-graduação em Gestão Pública. É casado, tem um filho, é servidor público concursado da Polícia Civil e filho do prefeito reeleito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL).

Foto: Alex Ramos/Alerj

Iniciou sua atuação administrativa como subsecretário municipal de Trabalho e secretário de Gestão em São Gonçalo. Em 2022, disputou sua primeira eleição para a Assembleia Legislativa pelo Partido Liberal, sendo eleito o segundo deputado estadual mais votado de todo o estado com expressiva votação no leste fluminense. Licenciou-se do mandato para chefiar a Secretaria de Estado das Cidades durante o governo Cláudio Castro.

Retornou à Alerj e, em março de 2026, foi eleito presidente do parlamento fluminense. Com a renúncia de Cláudio Castro e a vacância da vice-governadoria, assumiu em caráter interino a chefia do Poder Executivo estadual. Foi oficializado como o candidato oficial do PL e palanque do bolsonarismo ao governo em chapa com a vereadora niteroiense Fernanda Louback (PL), com registro em fase de julgamento.

Eduardo Paes (PSD)

Eduardo da Costa Paes, 56 anos, nasceu em 14 de novembro de 1969 na cidade do Rio de Janeiro. É casado com a engenheira elétrica Cristine Paes, com quem tem dois filhos, Bernardo e Isabela. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com especialização em Políticas Públicas pela UFRJ. Iniciou na política sob a tutela de Cesar Maia na década de 1990, ocupando o cargo de subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Foto: Agência Brasil

Elegeu-se vereador pelo extinto PFL em 1996 e exerceu mandato de deputado federal por duas legislaturas consecutivas (1999-2007) pelo PTB e PSDB. Pelo PSDB, concorreu ao governo do estado em 2006. Migrou para o PMDB, elegendo-se prefeito do Rio de Janeiro em 2008 e reelegendo-se em 2012, período de preparação e realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, das intervenções urbanas do Porto Maravilha e dos corredores de BRT.

Disputou o governo do estado pelo Democratas em 2018, sendo superado por Wilson Witzel. Retornou ao comando da prefeitura da capital no pleito de 2020 e conquistou a reeleição municipal no primeiro turno de 2024, já filiado ao PSD. Desincompatibilizou-se do cargo de prefeito em 2026 para sua terceira disputa pelo Palácio Guanabara o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). A vice é a deputada federal Jane Reis (MDB), em chapa que aguarda homologação de registro.

Garotinho (Republicanos)

Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira, 66 anos, nasceu em 18 de abril de 1960 em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. É casado com a ex-governadora e ex-prefeita Rosinha Garotinho. O casal tem dez filhos, sendo seis adotivos e quatro biológicos — a deputada federal Clarissa Garotinho tem carreira política própria. Radialista de profissão e bacharel em Direito, despontou no rádio popular do interior antes de galgar as fileiras políticas fluminenses.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Filiado ao PDT na década de 1980 sob a liderança de Leonel Brizola, foi eleito prefeito de Campos dos Goytacazes em 1988 e 1996. Em 1998, venceu a disputa pelo governo do estado pelo PDT, governando de 1999 a 2002, quando desincompatibilizou-se do cargo para disputar a Presidência da República pelo PSB, ficando em terceiro lugar com mais de 15 milhões de votos.

Posteriormente, liderou legendas como PMDB, PR, PRP, União Brasil e, atualmente, o Republicanos. Foi eleito deputado federal em 2010 como o mais votado do estado e disputou novamente o Palácio Guanabara em 2014 e 2018. Sua atual candidatura enfrenta contestações na Justiça Eleitoral em razão de condenações colegiadas por improbidade com suspensão de direitos políticos, aguardando decisão da Justiça. A vice é a Major Elaine Gonçalves (Democratas).

Juliete Pantoja (UP)

Juliete Pantoja Alves, 36 anos, nasceu em 1989 no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. É solteira, tem nível médio, é educadora popular e coordenadora de núcleos comunitários de formação básica. É dirigente regional e presidente do diretório fluminense da Unidade Popular (UP).

Sua militância iniciou-se no movimento estudantil local e expandiu-se para a coordenação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), liderando ocupações de imóveis públicos desocupados e projetos voltados à alfabetização de jovens e adultos em comunidades da Baixada Fluminense e da capital.

Participou das eleições de 2012 para a Câmara Municipal de Duque de Caxias pelo PSC, concorrendo posteriormente pela UP nas eleições de 2020 para a Câmara do Rio, no pleito de 2022 ao governo do estado e na eleição para a prefeitura carioca em 2024. É a sua segunda disputa pelo Palácio Guanabara, em chapa com a professora Bia Martins (UP), centrando a plataforma em moradia e serviços públicos sob controle social, com registro em fase de apreciação.

Luan Monteiro (PCO)

Luan Monteiro Paschoal Pires, 30 anos, nasceu em 5 de agosto de 1996 na capital fluminense. É solteiro, estudante e registra ensino médio incompleto nas informações prestadas à Justiça Eleitoral. Junto com André Marinho, é o candidato mais jovem na disputa pelo Executivo fluminense.

Militante orgânico do Partido da Causa Operária (PCO), desempenha funções jornalísticas e editoriais como redator das publicações impressas e digitais do Diário Causa Operária, atuando igualmente na direção da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), organização juvenil vinculada ao comitê partidário.

Participou de disputas anteriores sem obter deferimento de registros pelo TRE-RJ: candidatou-se a vereador no Rio de Janeiro em 2020 e 2024, além de figurar como postulante a deputado estadual em 2022. Sem experiência prévia em funções públicas de Estado, estreia na corrida pelo governo fluminense em chapa pura composta com Caetano Albuquerque (PCO), tendo seu pedido de registro sob julgamento.

William Siri (Psol)

William Carlos Brum Bispo, conhecido politicamente como William Siri, 34 anos, nasceu em 8 de agosto de 1992 em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, sendo criado no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio. É casado e graduado em Ciências Econômicas. Iniciou sua atuação comunitária em 2014 ao fundar o coletivo TudoNumaCoisaSó, desenvolvendo projetos sociais e culturais na periferia carioca.

Toda a sua vida partidária é no Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Disputou a Câmara Municipal em 2016 e a Assembleia Legislativa em 2018 como suplente. Em 2020, foi eleito vereador na capital como um dos mais jovens da legislatura, alcançando a reeleição para o mandato municipal em 2024 com votação expressiva na zona oeste.

Homologado como cabeça de chapa da federação PSOL-Rede Sustentabilidade, tem propostas voltadas à universalização do saneamento com a reestatização da Cedae, ampliação da rede sobre trilhos da SuperVia e fortalecimento de investimentos em infraestrutura para as periferias fluminenses. A vice é a professora Juliana Carvalho (Psol), de Volta Redonda.

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação da redação. Campos obrigatórios são marcados com *.