Opinião

Faculdade de Direito da USP ganha fundo para financiar projetos

Sempre Sanfran usará valores doados para projetos estratégicos

A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (FDUSP), conta desde esta quinta-feira (17)  com um novo fundo de sustentabilidade institucional e financeira, o Sempre Sanfran. O fundo de endowment visa retribuir à sociedade as contribuições que ela proporciona, promovendo estabilidade e previsibilidade na geração de rendimentos livres para investimentos voltados à instituição. O objetivo é oferecer suporte para a continuidade da educação de qualidade da universidade.

Os valores de doações arrecadados pelo fundo endowments serão destinados a melhorias a médio e longo prazo à faculdade, oferecendo apoio financeiro a diversos tipos de projetos, tanto estruturantes como estratégicos, que contribuam para a qualidade de ensino, da infraestrutura da FDUSP e, ainda, que viabilizem projetos que tornem a faculdade mais inclusiva.

As iniciativas incluem o oferecimento de bolsas de pesquisa, recursos a programas já existentes ou que venham a ser criados com essa finalidade, e que viabilizem dedicação à atividade acadêmica. Também haverá a criação de think tanks que desenvolvam projetos voltados para o estudo e pesquisa de temas jurídicos que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Além de bolsas de estudo, incentivo à pesquisa acadêmica, atividades que possam colaborar para a inserção no mercado de trabalho de alunos que entram por cotas, apoio para aulas de idioma e outras atividades que ajudem na formação prática do aluno.

As ações também serão voltadas para melhorias na infraestrutura da faculdade, como a aquisição de equipamentos, consertos e manutenção em salas e instalações, recuperação do patrimônio histórico e investimentos na Biblioteca (ex: computadores, mobiliários, assinaturas de plataformas digitais e de livros etc). Outros projetos também podem ser propostos por fundadores ou terceiros.

Mais informações sobre o fundo e doações estarão disponíveis no site sempresanfran.org.br

Foto: Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Opinião

O STF e o direito previdenciário decorrente de relação concubinária

O caso analisado no julgamento trata de pedido de concessão de pensão por morte

Opinião

Lei federal 14.129 deve ajudar a desburocratização estatal

Desafios para o seu cumprimento, no entanto, são vários