Notícias

Turistas que tiveram hospedagem cancelada serão indenizados

Consumidores tiveram reserva cancelada e foram expulsos do local

26 de dezembro de 2023

viagem, aeroporto, bagagem, férias

A 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma plataforma de reservas de hotéis a indenizar, por danos morais, clientes tiveram hospedagem para festas de fim de ano canceladas sem prévia comunicação. O valor da reparação foi fixado em R$ 2,5 mil para cada autor. A sentença de 1º grau já havia condenado a requerida a devolver o valor pago pela hospedagem, de cerca de R$ 2 mil.

De acordo com os autos, os turistas adquiriram hospedagem para as festas de Natal e Réveillon em pousada em Ubatuba, por meio de plataforma on-line de reservas da ré. Pouco tempo após o check-in, tiveram a reserva cancelada e foram expulsos do local sem terem qualquer tipo de assistência prestada.

Segundo o relator do recurso, desembargador Gomes Varjão, a ré é responsável pelo ocorrido por integrar a cadeia de consumo. “De rigor a condenação da parte não apenas à devolução do valor desembolsado com a reserva, mas também ao pagamento de indenização por dano moral”, destacou o magistrado. “Os fatos narrados nos autos ultrapassam aqueles vividos no cotidiano e excedem o razoavelmente esperado na vida em comunidade. Os autores, indubitavelmente, experimentaram angústia, descrença, medo, instabilidade emocional e aflição diante das agressões sofridas”, concluiu.

*Com informações do TJSP

Notícias Relacionadas

Notícias

Bolsonaro cometeu crime comum ao ir às ruas, diz advogado

Cabe ao Ministério Público Federal ajuizar denúncia, explica especialista

Notícias

TJ mantém multa contra plataforma que revende ingressos

Procon apontou seguidas violações da legislação consumerista