Notícias

STJ divulga principais julgamentos previstos para 2023

Segunda Seção discutirá se plano de saúde é obrigado a custear cirurgias plásticas

6 de fevereiro de 2023

Gustavo Lima/STJ

O Ano Judiciário no Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou na última quarta-feira (1º) com a expectativa de definição sobre uma série de temas de grande interesse jurídico e social. A Corte divulgou alguns dos principais processos com alta probabilidade de serem julgados em 2023.

Do total de 1.177 temas afetados pelo tribunal para o rito dos recursos repetitivos, apenas 79 aguardam julgamento. Em 2022, foram afetados 52 novos temas e julgados 40.

Um dos temas que poderá ser analisado ao longo do ano pela Segunda Seção é o de número 1.069, no qual se discute se as operadoras de plano de saúde são obrigadas a custear cirurgias plásticas em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica.

O relator do recurso afetado é o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva. Na proposta de afetação, ele explicou que um ponto central da controvérsia é definir se a cirurgia plástica, nesses casos, tem finalidade reparadora ou meramente estética.

O magistrado lembrou que tribunais estaduais editaram súmulas sobre a questão e que o STJ já se pronunciou algumas vezes a respeito, o que torna a demanda madura para o estabelecimento de um precedente qualificado.

Outros temas que poderão ser julgados estão disponíveis no site do STJ:  https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/05022023-Repetitivos-e-outros-casos-de-repercussao-com-julgamento-previsto-para-2023.aspx

Foto: Gustavo Lima/STJ

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Aula online não justifica desconto na mensalidade

Para advogados, negociação só deve ocorrer quando atividades não poderem ser repostas

Notícias

STF valida regras sobre investigações de acidentes aéreos

Requisição judicial segue como exigência para que conclusões de investigação sejam usadas em processos