Notícias

STF nega diminuição de pena de Daniel Silveira

Ex-deputado foi condenado por ameaça ao Estado Democrático de Direito

17 de outubro de 2023

Pablo Valadares/Camara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou pedido da defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira de abater do total de sua pena o período em que lhe foram impostas medidas cautelares diversas da prisão. O ex-parlamentar foi condenado na Ação Penal (AP) 1044 a oito anos e nove meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.

Segundo o ministro, a Lei 12.403/2011, que introduziu essas medidas cautelares no processo penal, não prevê a possibilidade de desconto do tempo, já que não houve limitação do direito de ir e vir. Ele lembrou, ainda, que Silveira desrespeitou reiteradamente as determinações impostas pelo STF, circunstância que levou a instauração de inquérito próprio (INQ 4872) para apurar violações do monitoramento eletrônico.

Competência do STF

O pedido foi feito nos autos da Execução Penal (EP 32), em que os advogados também pediram, sem sucesso, o deslocamento da competência para processar e supervisionar a execução da pena para o Juízo da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, comarca mais próxima do local em que Silveira está preso. De acordo com o ministro, a defesa não apresentou nenhum argumento capaz de afastar a competência do STF.

Leia a íntegra da decisão.

Com informações do STF

Foto: Pablo Valadares/Camara dos Deputados

Notícias Relacionadas

Notícias

Empresa não precisa se abster de usar embalagens similares às de concorrente

Para desembargador do TJSP, requisitos necessários não foram preenchidos

Notícias

Incertezas na economia mundial afastam investimentos em startups

“Unicórnios”, empresas que alcançaram valor de mercado de US$ 1 bi, anunciaram várias demissões