Notícias

Sem festas, cidades e Estados devem definir se Carnaval será feriado

Empresa pode liberar funcionários, mas pedir compensação de horas

O Carnaval não é, pelo menos em âmbito nacional, feriado. Estados e municípios são responsáveis pela legislação sobre o tema.

Com a pandemia, as cidades cancelaram a festa nas ruas e muitas já determinaram a suspensão do ponto facultativo. Surgiu então a dúvida sobre o expediente no trabalho.

O Rio de Janeiro, por exemplo, vai manter seu feriado de terça-feira (17) mesmo sem festas. Em São Paulo, os funcionários das repartições públicas de Estados e municípios trabalharão normalmente.

A CNN ouviu advogados sobre o assunto. Rodrigo Marques, sócio na área trabalhista do escritório Nelson Wilians Advogados, explica que, se existir feriado na cidade (ou Estado), o Poder Público decidir mantê-lo e, mesmo assim, a empresa pedir que seus funcionários trabalhem na data, entra em vigor uma legislação específica.

“Quando existe o feriado e o empregado vai trabalhar, a empresa tem que remunerá-lo de forma dobrada”, diz. Por outro lado, se não for feriado e a empresa liberar os funcionários, ela pode solicitar que seus colaboradores compensem o tempo cedido através do banco de horas ou repondo o trabalho em outro momento, segundo ele.

Foto: Bloco do Cléo/Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Inativos e IRRF devem entrar no limite de gastos estaduais com pessoal

STF confirmou a validade de regras da Lei de Responsabilidade Fiscal

Notícias

FGV Direito Rio lança pesquisa sobre segurança pública

Evento será realizado na sede da escola, no Rio, com transmissão ao vivo pelo YouTube