Notícias

Responsabilidade de empresas cresce com LGPD, diz advogada

Forma como dados são coletados e uso de informações deverão ser esclarecidos

2 de setembro de 2020

Com a proximidade da entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), empresas correm para se adequar à nova legislação. Especialistas, porém, lembram que a lei foi aprovada em 2018 e que houve tempo suficiente para adaptação.

Ouvida pelo portal 6 Minutos, Ellen Carolina da Silva, sócia do escritório Luchesi Advogados, explicou que a LGPD obriga as empresas a ter mais responsabilidade com os dados que coletam de seus usuários. “Ela precisa informar como é feita a coleta de dados, o que faz com essas informações, com qual finalidade e com quem compartilha. Tudo que ela faz gera uma responsabilidade”, diz.

Possíveis sanções contra empresas, no entanto, só deverão ocorrer daqui um ano, esclareceu Renato Valença, do Peixoto & Cury Advogados.

“As empresas não serão cobradas pelo governo agora. O governo não vai te perguntar se você está cumprindo a LGPD ou te multar (…) Mas o cidadão que se sentir lesado com a utilização de seus dados pode entrar na Justiça com base na LGPD”, disse Valença.

Notícias Relacionadas

Notícias

Vítimas deverão ser ouvidas antes do prosseguimento de ação por estelionato

Para Og Fernandes, exigência deve ser aplicada retroativamente

Notícias

STJ cancela teses sobre fornecimento de medicamentos

Primeira Seção diz que entendimentos são incompatíveis com novas diretrizes do STF