Notícias

Receita prorroga vencimento de parcelas de programas

Pagamentos de maio, junho e julho passam para agosto, outubro e dezembro

O Ministério da Economia prorrogou os prazos de vencimento das mensalidades de programas de parcelamento de tributos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Com a Portaria 201/2020, publicada na edição de terça-feira (11) do Diário Oficial da União, as parcelas que venceriam nos últimos dias úteis de maio, junho e julho poderão ser pagas, respectivamente, no fim de agosto, outubro e dezembro.

Rodrigo Rigo Pinheiro, especialista em Direito Tributário e sócio do Leite, Tosto e Barros Advogados, diz que a portaria não é aplicável a parcelamentos de empresas sujeitas ao Simples Nacional. E, além disso, não afasta a incidência de juros durante o período de prorrogação.

“Como medida legal, em atenção à decretação da situação de emergência e o reconhecimento de estado de calamidade pública, a postergação dos programas de parcelamento é mais uma maneira de criar regra de auxílio fiscal ao setor empresarial brasileiro, de forma rápida e eficaz”, avalia.

Alexandre Zanotta, sócio do WZ Advogados, diz que a portaria traz um alívio ao caixa das empresas para os próximos meses. “A medida segue a estratégia que vem sendo adotada pelo governo em prorrogar pagamentos, porém sem apresentar um efetivo benefício fiscal, uma vez que não determina a redução de alíquotas ou das bases de cálculo dos tributos federais, apenas diferindo seus pagamentos”.

Notícias Relacionadas

Notícias

STF determina que governo elabore plano para melhorar sistema prisional

Para Barroso, situação compromete a capacidade de ressocialização

Notícias

Fim do ‘voto de qualidade’ no Carf favorece contribuinte

Advogados veem evolução para o processo administrativo tributário