Notícias

Projeto mapeará perfil étnico-racial do Ministério Público

Inscrições para a vaga de bolsista pesquisador terminam no dia 31 de julho

26 de julho de 2022

Terminam no dia 31 de julho as inscrições para a vaga de bolsista pesquisador do projeto “Perfil étnico-racial do Ministério Público Brasileiro e Acompanhamento de Ações Afirmativas do CNMP”.

A pesquisa é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), presidida pelo conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).  

A bolsa, no valor de R$ 4,8 mil, tem duração prevista de dez meses, podendo ser renovada. O candidato deve possuir graduação completa em qualquer área e pós-graduação completa ou cursando, também em qualquer área. São necessários conhecimentos em estatística; desenvolvimento de soluções de acesso, manipulação e disponibilização de dados; bancos de dados; soluções web; programação; e língua inglesa.

O bolsista contemplado precisa ter disponibilidade para desenvolver atividades presencialmente no Ipea e no CNMP, em Brasília.  Solicita-se também aos candidatos  que atualizem e adaptem seus currículos, ressaltando os pontos requeridos no edital da chamada.

A candidatura deve ser apresentada mediante o cadastramento de dados no Sistema de Cadastro de Bolsista, disponível no site do Ipea (www.ipea.gov.br), por meio da seleção do projeto de interesse, anexando currículo ou informando endereço lattes.

O projeto

O projeto abrange um diagnóstico sobre a implementação das ações afirmativas sobre o tema racial no Ministério Público, conforme recomendações e resoluções expedidas pelo CNMP.  A pesquisa é decorrente das discussões do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural da CDDF. As atividades estão sendo conduzidas em duas etapas simultâneas voltadas para a consolidação de uma base de dados com informações do quadro funcional do Ministério Público e para a análise da implementação das normativas do CNMP relativas à promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo.  

Notícias Relacionadas

Notícias

Impulsionamento em redes sociais potencializa mercado, dizem advogados

Novas regras permitem direcionamento de conteúdo a usuários das redes com perfil buscado pela banca

Notícias

Penhora de conta conjunta só pode afetar a parte do devedor, diz STJ

Corte acolheu embargos de divergência e aplicou entendimento firmado em junho deste ano