O Projeto Comprova, coletivo de veículos de imprensa para apurar informações que viralizam nas redes sociais, apontou uma série de erros em vídeo que circulou na internet sobre a atuação do atual governo no combate às chamas e na preservação da Amazônia.
A produção audiovisual, intitulada “Preservar a Amazônia”, afirma, por exemplo, que o presidente Jair Bolsonaro criou um conselho para atuar na proteção da floresta e que “é a primeira vez na história que um governo mobiliza todas as suas forças para combater, de verdade, os ilícitos ambientais.”
De acordo com o Comprova, não é verdade. Bolsonaro apenas reformulou o Conselho Nacional da Amazônia Legal, órgão regulamentado em 1993 por Itamar Franco.
O vídeo afirma, ainda, que a gestão atual prestou mais assistência em saúde aos povos indígenas do que nos últimos cinco anos. Segundo o site Siga Brasil, sistema de informações sobre orçamento público federal, a verba destinada à assistência aos indígenas em 2020 é a menor desde 2015 (R$ 1,4 bilhão).
O Comprova afirma que sua verificação ocorreu por meio de pesquisa de imagem reversa nas ferramentas InViD e Google Imagens. O coletivo também conversou com especialistas e entidades, como o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômico) e o Greenpeace, além de órgãos do governo, como Embrapa, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Foto: Ibama / Divulgação