Notícias

Prisão domiciliar para pais de menores de 12 anos é tema de reunião

Gilmar Mendes recebeu o presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

21 de outubro de 2022

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se reuniu nesta quinta-feira (20) com o presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador José Laurindo de Souza Netto (TJ-PR), para discutir o cumprimento, pelas cortes estaduais, da decisão da 2ª Turma que determinou a substituição da prisão cautelar por domiciliar dos responsáveis por menores de 12 anos e pessoas com deficiência.

Em julgamento do Habeas Corpus (HC) 165704, de relatoria do ministro, o colegiado decidiu que a medida é válida, mediante o cumprimento de requisitos do Código de Processo Penal (CPP) e outras condicionantes. “Estamos acompanhando para saber exatamente em que casos estão se cumprindo essa decisão”, afirmou o decano.

Ainda segundo o ministro, o tema é muito complexo e, comumente, envolve questões ligadas ao pequeno tráfico de drogas. “Discutimos com o CNJ e os tribunais a possibilidade de termos algum tipo de apoio social. É fundamental trabalhar numa espécie de resgate para que essas pessoas não voltem para a criminalidade”, ponderou.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Notícias Relacionadas

Notícias

Taxa de conveniência é legal mesmo que o ingresso seja retirado na bilheteria

Quarta Turma do STJ reformou acórdão do TJRJ que havia condenado uma empresa

Notícias

Justiça autoriza colheita em área com licença ambiental cassada

Credora de uma CPR, empresa tinha direito a 113,3 mil sacas de 60 quilos de soja