Notícias

PL incentiva agricultor a restaurar a vegetação

Recuperação não exigirá autorização do poder público, desde que finalidade seja comprovada

27 de julho de 2022

Aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5634 busca incentivar o agricultor a restaurar a vegetação em torno das nascentes, margens dos lagos e cursos d’água, através da utilização de sementes de áreas protegidas e que fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), tornando possível a ampliação da área de vegetação nativa existente nas propriedades e imóveis rurais.

O texto também estabelece que o agricultor poderá recuperar a área sem que seja preciso obter autorização ou licença do poder público, desde que a finalidade seja restaurar a vegetação nativa.

O especialista em Direito Agrário e Coordenador do Núcleo Técnico do Agronegócio do Nelson Wilians Advogados, Heitor Soares, explica que esse é um passo importante para diminuir a interferência do poder público e facilitar a recuperação da vegetação nativa.

“É preciso que o poder público avance com relação à melhora na efetividade destes serviços públicos para que a própria máquina não seja um dos motivos que impeçam o desenvolvimento de qualquer atividade que seja e estimule o avanço significativo da restauração do meio ambiente”, explica Soares.

O especialista diz ainda que a demora na análise de processos de licenças ambientais é uma reclamação dos agricultores. Ele lembra que o deputado propositor, Otto Alencar Filho (PSB/BA), expressou que “as autorizações e licenças hoje exigidas pelos órgãos ambientais para qualquer intervenção nessas áreas desestimula as iniciativas voluntárias dos proprietários rurais e outros interessados na recuperação da vegetação nativa” e, por isso, é necessário o avanço efetivo do PL 5634.

Notícias Relacionadas

Notícias

Não é possível reembolsar despesas médicas em favor de clínica particular

Operadora de plano de saúde ajuizou ação contra duas empresas

Notícias

CSMV Advogados anuncia nova sócia para Direito Tributário

Ana Carolina Monguilod reforça equipe do escritório