Notícias

Países ricos levam vantagem em disputa por equipamentos da China

Consequências da pandemia facilitaram prevalência do poder econômico

3 de abril de 2020

O ministro da Saúde, Luiz Mandetta, informou na quarta-feira (1/4) que uma compra em larga escala pelos Estados Unidos cancelou a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da China pelo Brasil.

Países pobres e em desenvolvimento não têm o mesmo poder de força que as nações desenvolvidas e ficam para trás na disputa por esses produtos tão essenciais no combate à atual pandemia do novo coronavírus.

Ao O Globo, José Del Chiaro, ex-secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça e sócio-fundador da Advocacia José Del Chiaro, disse que o governo brasileiro editou a Lei 13.979, que estabelece estado de exceção e autoriza várias medidas excepcionais para o combate ao coronavírus, no início de fevereiro último.

“A pergunta que fica é: então ciente do que viria, a ponto de editar uma lei de tal magnitude, nessa oportunidade, o governo brasileiro já teria se precavido e tentado comprar testes, luvas e respiradores, indispensáveis ao combate do coronavírus? A triste realidade é que as consequências dessa pandemia superaram as expectativas de todos, o que facilitou a prevalência do poder econômico nesse contexto de total escassez de produtos”, disse.

Para o gerente institucional do BNZ Advogados, José Ricardo do Santos Luz Júnior, há um quadro bastante preocupante neste momento em que o governo federal e diversos estados brasileiros, além de empresários, têm tentado comprar, com urgência, produtos e equipamentos médicos da China.

“Quando as aeronaves param para abastecer em outros países durante o trajeto de retorno da China (stop over) sofrem risco de expropriação dos produtos médicos importados, como aconteceu recentemente nos EUA. Advogados tiveram de ser acionados para pedir à Justiça a liberação dos equipamentos”, disse.

Notícias Relacionadas

Notícias

MPF pede teste para Covid em voos domésticos

Órgão entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal do Ceará

Notícias

Juiz pode definir remuneração de depositário particular sem seguir tabela

Pagamento deve ser fixado com base na situação de bens e complexidade do serviço