Eduardo Diamantino (foto), vice-presidente da Academia Brasileira de Direito Tributário e sócio da Diamantino Advogados, organizou, no dia 31 de janeiro, um almoço para a ex-professora da Universidade de Chicago Deirdre McCloskey, considerada uma das economistas mais conceituadas do mundo. A revista Exame noticiou o encontro.
Dias antes, ela teve uma palestra na Petrobras cancelada após afirmar em uma entrevista que o presidente Jair Bolsonaro era “qualquer coisa menos liberal”.
No evento promovido pelo escritório de advocacia, a autora do livro “Por que o Liberalismo Funciona: como valores liberais reais produzem um mundo mais livre, igualitário e próspero para todos” esteve reunida com grandes nomes do agronegócio.
Durante o almoço, a americana disse que o conceito de “liberalismo” é relativamente novo e ainda causa uma grande confusão: “Nos Estados Unidos significa um socialismo light, aqui no Brasil significa conservador”, declarou.
McCloskey ainda mostrou otimismo com a continuidade da trajetória de queda da pobreza nas últimas décadas protagonizada por Índia e China. Para ela, “os maiores problemas da vida humana não são a desigualdade e não é mudança climática — apesar de eu não ser uma negacionista — e sim a tirania e pobreza”.
A economista também comentou sobre a onda de governos populistas pelo mundo. “Já aconteceu antes, é um acompanhante natural da democracia. Mas não precisamos contar para a América Latina sobre seu histórico deplorável”, destacando a Argentina.
Clique aqui para ler mais.