Notícias

IELP abre inscrições para minicurso sobre o Legislativo

Aulas versarão sobre assessoria parlamentar e funcionamento de câmaras e assembleias

20 de maio de 2021

Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Assessores parlamentares, servidores de casas legislativas e profissionais de relações governamentais já podem se inscrever no minicurso “Introdução ao Processo Legislativo”, oferecido pelo Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP) – entidade sem fins lucrativos, com sede em Brasília/DF, que reúne advogados, professores e pesquisadores de todo o país.

As aulas, ministradas de forma online, versarão sobre assessoria parlamentar e funcionamento do Poder Legislativo – das câmaras de vereadores e assembleias legislativas ao Congresso Nacional. O objetivo é capacitar os alunos para entenderem o processo legislativo federal, além de matérias voltadas para assessoria parlamentar e análise política.

Entre os tópicos a serem abordados, estão “Estrutura e funcionamento das casas legislativas”; “Discussão e votação de matérias”; “Fase conclusiva, vetos e sessões do Congresso”; “Relações Governamentais” e “Orçamento”. Os alunos inscritos também terão conteúdos sobre “Processo legislativo ordinário”; “Decretos legislativos e procedimentos especiais” e “Medidas Provisórias”, entre outros.

As aulas do minicurso ocorrerão entre os dias 24 e 28 de maio, das 19h às 22h. Todos os professores – Raphael Cittadino, Carla Guareschi, Nivaldo Ferreira Jr., Rodrigo Ribeiro, Milena Oliveira e Dayvid Pereira – são profissionais com aos de experiência no ramo.

O minicurso também é acessível para pessoas que, embora não atuem no Poder Legislativo, tenham interesse na temática, sobretudo na fiscalização das ações de vereadores, deputados e senadores.

“O IELP nasceu para contribuir para a eficiência, a transparência e a participação popular nas decisões do poder público. Precisamos que cada vez mais pessoas estejam aptas a colaborar com essa missão”, declarou o presidente do Instituto, Raphael Sodré Cittadino.

De acordo com ele, o monitoramento da atividade legiferante, embora dependa de competências técnicas específicas, está ao alcance de todos. “Precisamos desmistificar a ideia de que projetos de lei não andam, ou que parlamentares só legislam em causa própria, para entender como essas propostas ganham vida e impactam diretamente na sociedade”.

A realização do minicurso é mais uma etapa de consolidação do IELP, que já apresentou ao público dois produtos: a “Revista de Estudos Legislativos e Políticas Públicas” – cujo primeiro número está no ar – e o “IELP Talks”, programa de debates sobre os temas mais relevantes da área e que pode ser acessado via YouTube e Spotify.

Website: http://www.ielp.org.br

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Notícias Relacionadas

Notícias

MP do Agro que vai para sanção ainda gera incertezas

Para especialista, projeto de lei deveria ter uma discussão mais ampla

Notícias

Justiça relativiza impenhorabilidade e mantém bloqueio de 30% de seguro-desemprego de devedor

TJ-SP permitiu o bloqueio de 30% do seguro-desemprego para quitar dívida