O ESG (em português, Ambiental, Social e Governança) tem ganhado cada vez mais destaque entre as organizações da sociedade. Imaculada Gordiano, advogada especialista e sócia fundadora do escritório Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados, explica que as práticas tornam-se mais relevantes pelo momento que a sociedade passa.
“Hoje, o produto ou o serviço que a empresa entrega não é tudo – a sociedade está olhando, cada vez mais, para o processo completo que compõe o produto final, disposta até a pagar mais às organizações que se adequam a políticas de governança social e corporativa mais sustentável”, comenta.
A proteção do planeta é um dos principais critérios de decisão na hora da compra de 63% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC em 2021. Para Imaculada, pensar no meio ambiente e na sociedade em que a organização está inserida é primordial. “Com a tendência digital, as empresas podem pensar em reutilização de equipamentos e recursos, também na digitalização de processos ou estímulo à eficiência energética com tecnologia verde”, comenta.
A sócia fundadora do escritório IGSA exemplifica algumas ações ESG que empresas devem adotar como práticas internas, dentre elas, a promoção da cultura de diversidade e inclusão; condições para o aleitamento materno às mães colaboradoras; ações e contratações entre membros da comunidade e respeito às legislações trabalhistas.