Notícias

Decreto do governo simplifica mais de mil normas trabalhistas

Texto aborda áreas diversas, como carteira de trabalho e programa de alimentação

12 de novembro de 2021

Wilson Dias / Agência Brasil

O governo publicou no “Diário Oficial da União” nesta quinta-feira (11) o Decreto 10.854/2021, que consolida em 15 atos cerca de 1.000 decretos, portarias e instruções normativas relacionadas à legislação trabalhista.

O texto aborda áreas diversas, como carteira de trabalho, aprendizagem profissional, programa de alimentação do trabalhador, registro eletrônico de ponto e fiscalização de normas de proteção e de segurança e saúde no trabalho. O dispositivo também cria o Programa Permanente de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais.

Advogadas ouvidas pelo Valor identificaram pontos positivos na medida.

Para Ana Carolina Machado Lima, sócia da SGMP Advogados, o saldo do decreto é “muito positivo”, apesar de alguns pontos poderem eventualmente ser questionados.

Segundo ela, há trechos que regulamentam questões de direito material do trabalho, como registro eletrônico de controle de jornada e trabalho temporário, que “precisam e merecem ser analisados e debatidos com muita cautela”. Porém, o decreto é “inovador e traz segurança jurídica”, completou.

Já de acordo com Mariana Machado Pedroso, sócia do Chenut Oliveira Santiago Advogados, um ponto favorável é a criação do livro de inspeção do trabalho eletrônico. “Hoje, toda empresa tem um caderno para o auditor fiscal fazer as anotações. A criação de livro de inspeção eletrônico pode auxiliar a ampliar a fiscalização, porque ela não vai depender do deslocamento.”

Ana Carolina destacou também o trecho que diz que a legislação trabalhista infralegal deverá ser catalogada em matérias conexas e disponibilizada em ambiente único e digital e o que traz a possibilidade de o empregador armazenar, em meio eletrônico, documentos relativos a deveres e obrigações trabalhistas.

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ mantém penhora de honorários de advogado que se apropriou de verba

Profissional não repassou à cliente valor obtido em ação por reparação de danos

Notícias

STJ não reconhece união estável paralela, ainda que iniciada antes do casamento

Mulher conviveu com homem antes que ele se casasse com outra e manteve o relacionamento