Notícias

Cuidado com leilões virtuais deve ser redobrado

É preciso cautela para não acabar tendo que desembolsar mais do que o planejado

23 de novembro de 2020

Leilões virtuais atraem muitos interessados. É preciso, no entanto, atenção com ofertas muito baixas. Reportagem do Agora apontou quais são os principais cuidados que o participante deve adotar para não cair em um golpe.

Cada leilão tem um edital próprio em que constam o leiloeiro responsável e seu número de registro em Junta Comercial, além de trazer as regras do leilão (tempo entre lances e quando se encerra a venda), o valor inicial e as condições de pagamento. Também estão detalhados quais são os deveres de quem comprar o bem.

É mais difícil saber se um site de leilão é falso do que ver com os próprios olhos uma casa de leilões. A prevenção contra isso, segundo Sergio Russo Vieira, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, começa com a análise cuidadosa da autenticidade do site. É possível checar se há um selo HTTPS (no canto esquerdo da barra onde escrevemos o endereço do site haverá um cadeado que, ao clicar, indica se a conexão é segura).

Também vale buscar por referências do site em questão em outros endereços que reúnem reclamações sobre serviços e possíveis fraudes. Por fim, deve-se sempre checar o edital do leilão, o registro do leiloeiro em Junta Comercial e as informações legais do bem a ser adquirido.

Notícias Relacionadas

Notícias

TRFs afastam contribuições previdenciárias sobre stock options

Venda de ações não pode ser “remuneração disfarçada”, diz advogado

Notícias

MP arquiva inquérito policial contra operadora de saúde

Foi afastada a configuração do crime de desobediência