Notícias

Construtora é condenada a indenizar por causa de barulho de obra

Decisão do TJ-DF destaca que o incômodo extrapolou o mero aborrecimento cotidiano

26 de maio de 2023

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) condenou uma construtora e uma incorporadora ao pagamento de indenização a morador em razão de barulho produzido em uma obra. A decisão fixou o valor de R$ 4 mil, a título de danos morais, além da obrigação de cumprimento do horário permitido para realização de obras (das 7h às 18h).

Segundo o processo, o autor da ação alega que há três anos foram iniciadas obras próximas ao seu apartamento e que as empresas descumprem as ordens legais referentes ao horário permitido para a execução das obras. Disse ainda que, apesar de haver acordo judicial, a empresa continua com as obras até as 20h, em desconformidade com a legislação do DF.

As construtoras argumentam que não há irregularidade na execução das obras, que as provas apresentadas pela autora são de terceiros e que houve acordo judicial entre as partes em outro processo. Disseram também que o autor não comprovou, por meio de decibelímetro, que o barulho emitido pelas obras está em desconformidade com a legislação.

Além disso, “os documentos juntados pelo autor representam situações pontuais; que não é razoável que o autor, em razão de apenas 4 situações ocorridas durante período de mais de 1 ano, receba indenização no valor de R$ 8.000,00”.

A decisão apontou que a construtora vem descumprindo as ordens legais e somente cessou com a irregularidade após determinação judicial. Informou que, após o acordo judicial, voltou a incomodar os moradores. Disse ainda que o autor do processo juntou documentos que comprovam a perturbação noturna decorrentes da execução das obras em 2020 e 2021. Portanto, “o barulho gerado na obra vizinha à sua residência, no horário noturno destinado ao descanso, extrapolou o mero aborrecimento cotidiano e violou seus direitos de personalidade”. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

Notícias Relacionadas

Notícias

Alegação de vínculo pessoal com sócio que deixou empresa não basta para exonerar fiador

Exoneração somente surte efeito no término da vigência do contrato, diz STJ

Notícias

Regulação de apostas on-line segue para o Plenário do Senado

Proposta faz parte do pacote do governo Lula para zerar a meta fiscal em 2024