17 de abril de 2023
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza até o dia 17 de maio o 2º Censo do Poder Judiciário. A pesquisa visa traçar o perfil e ouvir a opinião de magistrados e servidores de todos os Tribunais e Conselhos que compõem o Poder Judiciário brasileiro.
O levantamento atualizará o Censo anterior, realizado em 2013, e funciona como um registro histórico das características da magistratura e do quadro funcional do Poder Judiciário. Os participantes podem emitir sua opinião sobre as políticas de pessoal dos respectivos tribunais e as ações de outras instituições e atores do Judiciário.
Os resultados vão contribuir para aprimorar a prestação dos serviços judiciários brasileiros e também para que o CNH conheça a opinião dos magistrados e servidores sobre a carreira, ambiente de trabalho e outras questões relevantes para o monitoramento das políticas judiciárias nacionais em curso.
Os questionários serão divididos em blocos, com questões sobre o tribunal, atuação profissional, informações pessoais e funcionais. Na edição anterior, o levantamento foi respondido por 64% dos magistrados (quase 11 mil) e 60% dos servidores (mais de 170 mil) de todo o Poder Judiciário.
*Com informações do Conselho Nacional de Justiça.