Com a pandemia, cresceu ainda mais a utilização de aplicativos como WhatsApp, Telegram e videoconferências para a comunicação profissional. As ferramentas foram essenciais para que empresas seguissem com suas atividades. Por outro lado, esses programas podem facilitar o assédio moral. Provas obtidas a partir de e-mail e aplicativos de mensagens já são aceitas pela Justiça.
Ouvida pelo LexLatin, Ana Carolina Machado Lima, advogada trabalhista e sócia do SGMP Advogados, defendeu o investimento em compliance. “É natural que no contexto de implantação do trabalho à distância, sobretudo no cenário imposto pela pandemia, em que tudo foi feito às pressas, tenham surgido ruídos entre empresas e trabalhadores. Porém, cabe ao empregador cuidar para que as arestas sejam aparadas e desenvolver políticas de compliance que identifiquem, combatam e, sobretudo, previnam qualquer tipo de assédio”, comentou.
“A modalidade de serviço à distância pode, inclusive, coibir práticas abusivas, considerando que todas as conversas, e-mails e até reuniões ficam registradas em meio digital e podem servir como meio de prova. No trabalho presencial, até mesmo a apuração de eventual conduta excessiva pode restar prejudicada, pois os fatos, em regra, acontecem sem testemunhas”, completou Ana Carolina.