Notícias

Bolsonaro estimula derrubada do veto a perdão de dívidas de igrejas

Presidente incentiva medida contra seu próprio veto

14 de setembro de 2020

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atendeu à recomendação do ministro da Economia, Paulo Guedes, ​e vetou nesta segunda-feira (14) parte do dispositivo que concedia anistia em tributos a serem pagos por igrejas no país.

A proposta que beneficia entidades religiosas foi criada pelo deputado David Soares (DEM-SP) e inserida em um projeto de lei sobre a resolução de litígios com a União.

Bolsonaro, no entanto, incentivou a derrubada de seu próprio veto pelo Congresso e anunciou que enviará uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para atender à demanda do grupo.

Ao UOL, advogados esclareceram dúvidas sobre o tema. Gustavo Lefone, especialista em direito tributário pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), coordenador tributário na BNZ Advogados, explicou que a isenção tributária diz respeito ao perdão de tributos previstos em leis estaduais e municipais. Já a imunidade tributária é um dispositivo previsto no artigo 150 da Constituição, que isenta de cobrança de impostos sobre patrimônio, renda ou serviços as organizações sem fins lucrativos, partidos políticos, igrejas, sindicatos e outros setores da sociedade.

O valor de R$ 1 bilhão que o projeto de David Soares quer perdoar tem a ver com a cobrança da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), taxa devida à Receita Federal que não está prevista na imunidade. “As igrejas dizem que a cobrança da CSLL se trata de um enorme paradoxo: como o governo pode cobrar esse imposto sobre o lucro se as igrejas são instituições sem fins lucrativos?”, questionou o advogado Igor Mauler, membro da comissão tributária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e fundador do Mauler Advogados.

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ valida provas encontradas em lixo descartado por suspeito

Sexta Turma não apontou quebra de privacidade nem necessidade de autorização judicial

Notícias

IBCCRIM elabora carta aos candidatos à Presidência da República

Documento reúne 12 pautas prioritárias em segurança pública e aprimoramento do sistema penal