O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinou nesta terça-feira (4) um acordo com o BNDES para disponibilizar R$ 350 milhões em financiamento para empresas, por meio do Fundo Clima. O programa oferece recursos para implantação de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos e o desenvolvimento tecnológico ligado à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima.
O financiamento terá taxas reduzidas para quem tomar o recurso. O fundo está paralisado desde o ano passado, quando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, colocou em xeque a gestão dos recursos feita pelo BNDES, o que levou a saída dos gestores do banco e sua consequente paralisação.
Os fundos geridos pelo BNDES são tema de uma carta enviada ao banco, por mais de 50 organizações socioambientais, entre elas o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos, Conectas Direitos Humanos). No documento, as entidades pedem a liberação de mais de R$ 2 bilhões de fundos administrados pelo banco de fomento para auxiliar no combate aos efeitos causados pela pandemia do coronavírus.