Discutir o papel das universidades no debate de questões sustentáveis é o objetivo de conferência iniciada no dia 25 de junho na Suíça, pela Internacional Sustainable Campus Network.
Sediado na Universidade de Lausanne, o evento tem o Brasil representado pela advogada Patrícia Iglecias (foto), superintendente de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo e sócia do Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados especializada em Direito Ambiental.
O seminário vai até 4 de julho e tem representantes de 71 instituições de ensino superior de 26 países. Patrícia Iglecias aborda o tema “SDGs off campuses: connecting the university and the community” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [das Nações Unidas] fora dos campi: conectando a universidade e a comunidade)
e vai mostrar as iniciativas do programa de pós-doc USP Sustentabilidade, no qual a advogada atua.
Entre alguns dos projetos da rede de universidades que atuam em prol da sustentabilidade, têm destaque as pesquisas voltadas para bioeconomia e construção de cidades resilientes. Também fizeram apresentações a professora Fernanda Brando da Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto da USP e Gabriel Wedy, da Unisinos.