Notícias

Candidatos prometem não alterar número de ministros do STF

Lula e Bolsonaro fizeram o primeiro debate do 2º turno, neste domingo (16)

No primeiro debate do 2º turno, neste domingo (16), o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que não pretendem ampliar o número de ministros no Supremo Tribunal Federal (STF), caso eleitos.

Eles foram questionados por jornalistas sobre a possibilidade de aumentar o número de ministros de 11 para 15. PEC sobre o tema voltou a ganhar força no Congresso nos últimos meses.

O petista disse que o aumento de cadeiras foi uma estratégia da ditadura para tentar controlar o tribunal. “Estou convencido de que mexer na Suprema Corte para botar amigo é um atraso, um retrocesso”.

Lula defendeu que os ministros do STF devem ser escolhidos por critérios técnicos, por “currículo” e “biografia”, não por afinidade com o presidente.

Bolsonaro recentemente chegou a dizer que avaliaria a proposta de aumento do número de ministros “depois das eleições”, dependendo da “temperatura” na Corte, mas depois voltou atrás.

No debate deste domingo, disse que “da minha parte, está feito o compromisso” de não aumentar o número de ministros, ressaltando que nunca estudou a possibilidade “com profundidade”.

Foto: Reprodução

Notícias Relacionadas

Notícias

Uso de água mineral do subsolo para indústria depende de autorização federal

Entendimento da Primeira Turma do STJ foi fixado ao reformar acórdão do TRF4

Notícias

STJ paralisa prazos processuais após invasão hacker

Corte decreta plantão judiciário para exame de matérias urgentes