Notícias

TST promove seminário sobre 80 Anos da Justiça do Trabalho

Tribunal presidido por Maria Cristina Peduzzi (foto) organiza palestras e lança livro

20 de janeiro de 2022

Giovanna Bembom/TST/Divulgação

Em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) promove o “Seminário Internacional 80 Anos da Justiça do Trabalho”, nos dias 7 e 8 de fevereiro. A abertura do evento será marcada pelo lançamento do livro “80 Anos de Justiça Social”, produzido em parceria com o Instituto Justiça e Cidadania. As inscrições estão abertas e disponíveis até o dia 4 de fevereiro. 

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal) e ex-ministra do TST, fará a conferência de abertura, com o tema “De juíza do trabalho ao STF: percursos históricos do Direito do Trabalho”. Para encerrar a manhã do primeiro dia, a presidente do TST e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi (foto), apresenta, em uma palestra, os desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho durante a pandemia da Covid-19. 

No período da tarde, o ministro Mauricio Godinho Delgado, do TST, fala sobre a “História e memória da Justiça do Trabalho no Brasil”, seguido pela palestra “O direito fundamental da greve e os seus limites”, ministrada pelo professor Carlos Branco de Morais, catedrático em Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Encerrando o primeiro dia de evento, o ministro Antonio Anastasia, do TCU (Tribunal de Contas da União), abordará “O Protagonismo da Justiça do Trabalho na construção da cidadania”. 

A advogada e consultora jurídica Vólia Bomfim inicia a programação do segundo dia, com a palestra “A Justiça do Trabalho e a segurança jurídica: uma retrospectiva histórica”, conectando os participantes à palestra seguinte, “Justiça do Trabalho e preceitos constitucionais” com a ministra Cármen Lúcia, do STF. Discorrendo sobre as transformações do Direito do Trabalho no mundo ocidental nas últimas décadas, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, conclui os trabalhos da manhã. 

Na tríade de palestras que encerram o evento, “A Justiça do Trabalho como instrumento para institucionalizar a justiça social”, ministrada pelo subprocurador-geral do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto, será a primeira do período vespertino, seguida pela palestra do desembargador Marcello Mancilha, presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), cujo tema é “A importância dos TRTs e a unificação da logomarca e demais símbolos compartilhados pela Justiça do Trabalho”. Para finalizar a programação, o ex-presidente e ministro aposentado do TST Vantuil Abdala realiza a palestra de encerramento, intitulada “80 anos da Justiça do Trabalho: retrospectiva e desafios para o futuro”.

O formato do evento (online ou presencial) ainda não foi definido devido à pandemia de Covid-19.

Serviço:

Seminário Internacional 80 Anos da Justiça do Trabalho

Quando: 7 e 8 de fevereiro, das 9h30 às 17h

Inscrições até 4 de fevereiro.

 

Foto: Giovanna Bembom/TST/Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Cancelar passagem de volta por causa de ausência na ida é abuso

Companhia aérea foi condenada porque passageira teve que comprar outro bilhete para trecho que já estava pago

Notícias

Falta de legislação trabalhista deixa entregadores vulneráveis

Para advogada, não há como comprovar vínculo empregatício