Notícias

Queda no preço de barril de petróleo preocupa Rio

Advogado lembra que alta do dólar compensa apenas parcialmente queda do preço do barril

16 de março de 2020

A queda no preço do barril do petróleo preocupa o mundo e, em especial, o Rio de Janeiro. No Estado, a economia ainda é muito dependente da commodity e tem na previsão orçamentária o preço do barril a US$ 60.  No último dia 9, o preço do barril chegou a US$ 35 por conta do coronavírus, da redução da demanda pelo petróleo e da tensão entre Rússia e Arábia Saudita.

Grande parte dos royalties custeia as pensões e aposentadorias pagas pelo Rioprevidência.

O estado criou na semana passada um grupo de trabalho liderado pelo governador, Wilson Witzel, seu secretariado e o Rioprevidência. O vice-governador, Cláudio Castro, que também integra o grupo, explicou que o governo estuda planos para contingenciamento de despesas por um período entre 30 e 60 dias e que os salários estão garantidos.

Ao jornal Extra, o advogado especialista em royalties Rodrigo Meyer Bornholdt, do Bornholdt Advogados, lembrou que outra variável importante que impacta nos royalties é o volume do petróleo produzido.

“A alta do dólar compensa parcialmente a queda do preço do barril do petróleo. Porém, com a redução das atividades por conta do Covid-19, o volume também deve decrescer”, explica.

Notícias Relacionadas

Notícias

Continuidade de prisão preventiva divide especialistas

STF entendeu que soltura não pode ser automática após 90 dias

Notícias

Debate sobre tomada de créditos no regime monofásico chega ao STJ

Para advogados, caso mostra complexidade tributária do sistema brasileiro