Notícias

Suspeição de Moro pode anular toda Lava Jato

Advogados afirmam que ex-juiz foi parcial nos casos de Lula

11 de agosto de 2020

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ainda não definiu a data para a análise do habeas corpus em que advogados pedem a suspeição do então magistrado Sergio Moro, ex-ministro da Justiça, nas causas que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo especialistas ouvidos pelo Valor, na hipótese de o STF aceitar o argumento e anular as ações penais do petista, outros condenados na Lava Jato poderão solicitar extensão do benefício.

“Depende da tese jurídica que o Supremo vier a reconhecer. Se ficar entendido que Sergio Moro não foi imparcial desde o início da Operação Lava Jato, porque ele fazia pronunciamentos, porque colaborava de maneira indevida com a acusação, a operação inteira estará comprometida”, avalia o advogado Daniel Bialski. Segundo ele, todo réu da Lava Jato de Curitiba que se sentir prejudicado, na hipótese de o Supremo decidir que Moro foi parcial, poderá pedir nulidade com base no entendimento da Corte.

Ex-desembargadora federal, a advogada Cecília Mello observa que o artigo 254 do Código de Processo Penal trata da suspeição do juiz, mas não compreende todas as hipóteses sobre o tema.

“Essa vai ser a primeira questão a ser discutida pela 2ª Turma do Supremo. E eu falo com muita tranquilidade porque, quando atuava como desembargadora, julguei dois casos em que sustentei que esse rol da suspeição não é categórico. Ele é apenas exemplificativo. Pode haver qualquer outra circunstância, em tese, em que fique evidenciada a suspeição do juiz para julgar aquele caso.”

Já o advogado André Damiani entende que existe uma fundamentação na defesa de Lula de que Moro seria inimigo declarado do ex-presidente. “Mas o STF tem ido além do que prevê a lei nesses casos, tem concordado que outras causas que demonstrem a perda de imparcialidade do julgador permitem declará-lo suspeito”.

Notícias Relacionadas

Notícias

Armazenamento de dados pode ocorrer mesmo com LGPD

Advogados explicam casos em que informações podem ser excluídas

Notícias

Pais de jogador de futebol serão indenizados por morte do filho

Tiago da Rocha Vieira foi uma das vítimas do acidente com a Chapecoense, em 2016