As alterações na rotina de muitos profissionais e empresas foram grandes e repentinas diante da pandemia do novo coronavírus. Essa nova realidade traz à tona diferentes preocupações, inclusive sobre a saúde mental.
Apesar desse tema já ser entendido como um aspecto relevante no ambiente de trabalho, pouco ainda é efetivamente feito. A saúde mental nas organizações ainda é vista como um tabu. Uma pesquisa feita pelo instituto britânico de saúde mental Mind revela que 90% das pessoas que ficaram longe do trabalho, devido ao estresse, não o citaram como razão de sua ausência.
Porém, o contexto da pandemia pode ser decisivo para uma mudança mais efetiva e perene nesse sentido. Afinal, ficou mais evidente a necessidade de gestores estarem mais atentos e traçarem planos que lhe permitam auxiliar na manutenção e proteção da saúde psicológica de seus colaboradores.
Foi neste contexto que o Rocha, Marinho E Sales Advogados (RMS) – um dos maiores e mais tradicionais escritórios da região Nordeste e Centro-Oeste, com foco em advocacia corporativa – realizou o seu primeiro trabalho com a House Of Feelings (HOF) – consultoria especializada em auxiliar empresas com os sentimentos de seus colaboradores.
O treinamento faz parte do projeto RMS Talks, que reúne os colaboradores em grandes encontros virtuais para conversas e palestras com abordagens relevantes, principalmente neste momento de crise.
Nomeado de “Gestão das Emoções como Diferencial Competitivo no Futuro”, o treinamento desenvolvido pela HOF envolveu cerca de 150 pessoas de todo o Brasil, que participaram ao vivo do momento integrativo. Após o encontro, o vídeo foi disponibilizado para todos os 900 colaboradores do escritório, juntamente com o material abordado durante a conversa.
“Através de um questionário, descobrimos que tratar das emoções era um dos temas mais requisitados pela equipe. Sempre nos preocupamos com a saúde emocional dos colaboradores, mas foi a primeira vez que organizamos algo maior para falar diretamente sobre emoções em um momento tão difícil para o mundo em geral. O encontro com a HOF superou todas as nossas expectativas e, não por acaso, tivemos uma taxa de 96% de favorabilidade entre os participantes”, conta Bárbara Rocha, Head de Gestão do Conhecimento e Inovação do RMS Advogados.