Escritórios de advocacia começam aos poucos retornar às atividades presenciais. Alguns, no entanto, seguem em home office, sem previsão da volta ao trabalho em suas sedes. A reportagem do LexLatin ouviu algumas bancas sobre o assunto.
O Leite, Tosto e Barros Advogados retomou as atividades presenciais no dia 29 de junho, com 20% do quadro, em meio período. A retomada exclui os que fazem parte do grupo de risco e mães com filhos menores que não têm apoio, permanecendo no trabalho home office. O escritório mudou o layout para que haja 2 metros de distanciamento entre os postos; sinalizações no chão; sinalizações para o uso de álcool em gel e máscaras; disponibilização de kits para os funcionários com quatro máscaras de pano que são trocadas durante o dia e lavadas em casa; disponibilização de manual de práticas e novos hábitos; álcool em gel para cada funcionário e limite da entrada nos banheiros, que são grandes, para até três pessoas.
Outros escritórios optaram pela volta apenas dos sócios coordenadores, como no BNZ Advogados. A firma paulista segue os protocolos do governo do estado de São Paulo, da prefeitura e sugestões do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e da OAB paulista. “Após erros e acertos nos dias iniciais de abertura, analisaremos se o escritório reabrirá por completo ou se manteremos os demais profissionais em home office”, explica o advogado José Ricardo dos Santos Luz Junior, gerente institucional da banca.
O advogado Eduardo Diamantino, do Diamantino Advogados, considera as diretrizes da OAB-SP “muito restritivas”. Ele diz que alguns colegas se adaptam melhor no trabalho em home office e outros não. “Então, resolvemos fazer um rodízio por área. Às segundas-feiras vai ao escritório a equipe de tributário contencioso; às terças, tributário consultivo; às quartas, cível; e às quintas, administrativo e societário. Vamos avaliar como funcionará”, diz.
No Keppler Advogados, as equipes estão 100% em home office. Uma reforma ainda em andamento nas dependências do escritório vai permitir um distanciamento seguro entre as pessoas. “Por ora, não há uma data acertada para o retorno físico. Existe a possibilidade da adoção de rodízio entre as equipes para diminuir o fluxo de pessoas no escritório”, afirma o advogado Marcelo Muniz.
A volta ao trabalho presencial no Damiani Sociedade de Advogados aconteceu há mais de um mês, em 8 de junho. “Todos os colaboradores foram testados para Covid-19. Além disso, há álcool em gel disponível em todo o escritório para uso comum, e lysoform na entrada, para limpeza dos sapatos. O escritório também adquiriu dois ozonizadores para sanitização do ambiente e está provendo transporte individual (táxi ou Uber) para quem não tem carro ou não pode utilizar um”, afirma o advogado André Damiani, sócio fundador da banca.
O WZ Advogados resolveu fazer uma pesquisa com todos os colaboradores. A ideia é catalogar quem faz parte de grupos de risco ou mora com pessoas de grupos de risco, qual meio de transporte usa para ir trabalhar e se tem interesse em voltar ao trabalho de forma presencial. “Com base nessa pesquisa, planejaremos a retomada do trabalho presencial e verificaremos quais medidas deverão ser tomadas para que sejam observadas as recomendações da OAB-SP”, explica a sócia Juliana Brotto de Barros Milaré.
O Adib Abdouni Advogados contratou um laboratório para fazer exames em todos os colaboradores e disponibilizou máscaras padronizadas, com a logomarca do escritório. “Estamos cumprindo na íntegra o protocolo sanitário estabelecido pela Portaria 605/2020 da prefeitura do município de São Paulo. A higienização e sanitização das dependências do escritório são feitas três vezes ao dia. Além disso, adotamos horário reduzido para atendimento presencial de clientes e horários escalonados para a presença dos advogados e demais colaboradores, para evitar que tenham de enfrentar o horário de pico nos transportes coletivos”, afirma Adib Abdouni.
O Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados planeja o retorno ao trabalho presencial para o início de agosto. “Nossa maior preocupação é com a saúde e bem estar de nossos funcionários, colaboradores e clientes”, ressalta Mariana Tavares Antunes.