Notícias

Carf segue com aplicação de voto de desempate

Interpretação mais restritiva da nova lei frustra expectativa de empresas

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) segue aplicando o voto de qualidade nos seus julgamentos mesmo com a publicação de lei contra essa prática.

Em abril, um novo artigo, o 19-E, foi incluído na Lei nº 10.522, de 2002, prevendo que em caso de empate o contribuinte sairia vencedor. A redação dada ao 19-E, no entanto, acabou dando margem para interpretações diferentes.

De acordo com reportagem do Valor, a autarquia entende que a nova norma não engloba todos os tipos de processos analisados pelos conselheiros, o que acabou sendo endossado pelo Ministério da Economia. O órgão publicou portaria na última sexta-feira que cria exceções para a lei que colocou fim ao voto de qualidade, aprovada em abril pelo Congresso.

A interpretação mais restritiva da nova lei frustra a expectativa das empresas, que já perderam disputas bilionárias por causa do critério de desempate usado no Carf.

A Portaria nº 260 foi criticada pelos advogados dos contribuintes. “É grave. Limita a lei”, afirma Tiago Conde, sócio do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi – Consultores e Advogados. Para ele, o artigo 19-E não depende de regulamentação para ser aplicado.

“O teor da normativa é claro. Quando o legislador quer a regulamentação, ele coloca uma vírgula no texto e fala que será regulamentada”, acrescenta o advogado, afirmando que a questão provavelmente terá que ser tratada no Judiciário.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Acordo de não persecução penal deve ser requerido antes da sentença

Medida vale para ações penais iniciadas antes da vigência do Pacote Anticrime

Notícias

Rosa Weber vota pela descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação

Ministra destacou falta de consenso sobre o momento do início da vida