Notícias

Presidente cria conflitos com Legislativo e Judiciário, diz advogada

Para especialista, mudança de ministros provoca descontinuidade de políticas públicas

15 de junho de 2020

Apesar de ainda contar com o apoio de cerca de 30% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro já vê parte de seus apoiadores questionarem algumas de suas medidas. A forma como minimiza a pandemia do novo coronavírus, sua aproximação com os partidos do Centrão e a recriação do Ministério das Comunicações geraram críticas de antigos aliados.

Para a advogada Vera Chemim, especialista em Direito Constitucional ouvida pelo Correio Braziliense, Bolsonaro queima a própria popularidade não apenas com ações que decepcionam eleitores e provocam animosidade entre os aliados. As frequentes mudanças de ministros em áreas estratégicas têm provocado, segundo ela, a descontinuidade de políticas públicas e o aumento da incerteza dos agentes políticos e econômicos.

“Somada a essa conjuntura desequilibrada no seio do Poder Executivo, o presidente provoca conflitos institucionais sérios com o Poder Legislativo e Judiciário. Ele acrescentou mais um dissabor à sua lista, ao ignorar e desprezar a crise sanitária do país. O resultado de tal omissão foi o agravamento progressivo da pandemia, além de ter adquirido fortes nuances de politização da parte de estados e municípios”, analisa.

 

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Acordo de cooperação soluciona quase seis mil processos trabalhistas

Ministro do TST Aloysio Corrêa da Veiga diz que iniciativa tem se multiplicado nos TRTs

Notícias

Advogados apontam efeitos de decisão sobre Moro

Especialistas explicam diferenças entre suspeição e competência