Opinião

Senado aprova mudança no CPC que facilita comprovação de feriados locais

Mudança agora tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados

Por Matheus Cannizza* e Geovanna Nicolete**

O Senado Federal aprovou, recentemente, alteração significativa no Código de Processo Civil para desobrigar a comprovação de feriados locais na interposição de recursos, tema que afeta a grande maioria dos advogados. A mudança agora tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, onde não precisará passar pelo Plenário.

O PL 4.563/2021 buscava, originariamente, revogar o parágrafo 6º do artigo 1.003 do CPC. O dispositivo exige a comprovação de feriado local no ato da interposição do recurso, como requisito para sua admissão. Essa obrigatoriedade sempre foi objeto de bastante controvérsia, principalmente porque a jurisprudência das Cortes Superiores consideram a inobservância a tal requisito como vício insanável, capaz de resultar no não conhecimento dos recursos.

Na CCJ do Senado, foi apresentada uma emenda sugerindo, em vez da revogação,  a alteração da redação de forma a autorizar que o tribunal permita à parte corrigir o erro ou que o tribunal desconsidere o vício caso a informação sobre o feriado local já conste no processo eletrônico.

Essa emenda, aprovada pelos senadores, visa proporcionar maior flexibilidade e segurança jurídica, evitando a prejuízos sérios por vícios absolutamente sanáveis.

A alteração no CPC trazida pelo PL 4.563/2021 representa um avanço significativo para mitigar  problemas processuais que afetam diretamente o conhecimento dos recursos. Assim, a proposta de flexibilização na comprovação de feriados locais neutraliza a jurisprudência defensiva dos tribunais assegurando que aspectos formais não sejam obstáculos intransponíveis no acesso à justiça e na efetivação de direitos.

*Matheus Cannizza é coordenador da área cível estratégico do escritório Diamantino Advogados Associados.

**Geovanna Nicolete é assistente jurídica da área cível estratégico do escritório Diamantino Advogados Associados.

Notícias Relacionadas

Opinião

O mercado jurídico e o racismo estrutural

Papel institucional das empresas e dos escritórios é fundamental para mudança do panorama

Opinião

ANPD vai decidir se WhatsApp pode compartilhar dados com Facebook

Aplicativo poderá sofrer multa de até R$ 50 milhões por infração