Notícias

Greve de auditores adia julgamentos da Câmara Superior do Carf

Órgão é uma das esperanças do governo federal para aumentar arrecadação

17 de janeiro de 2024

André Corrêa/Senado Federal

A 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) retirou de sua pauta 55 dos 75 casos previstos para essa semana. Dois deles envolviam grandes empresas e valores bilionários. As informações são do Valor Econômico.

Dentre as razões para o adiamento está o fato de serem julgamentos virtuais e haver, nesses casos, a possibilidade de advogados ou procuradores pedirem a retirada dos processos para que sejam julgados presencialmente. Outro problema é a paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal, que reivindicam o cumprimento de acordo firmado para o pagamento do bônus de produtividade.

O Carf é uma das esperanças do governo federal para aumentar sua arrecadação, ainda mais após a volta do voto de qualidade. Neste sistema, quando há empate nos julgamentos, o voto decisivo (voto de qualidade) é dos presidentes da sessão, posição ocupada por representantes do governo.

Em novembro, o estoque do Carf estava em R$ 1,155 trilhão. Quase um terço do valor está concentrado em 174 processos, que discutem cobranças acima de R$ 1 bilhão. Dois deles estavam pautados para esta semana, mas foram retirados da pauta.

Foto: André Corrêa/Senado Federal

Notícias Relacionadas

Notícias

Debate sobre tomada de créditos no regime monofásico chega ao STJ

Para advogados, caso mostra complexidade tributária do sistema brasileiro

Notícias

Seminário do IBCCRIM reúne palestrantes em SP

Evento pela primeira vez será realizado de forma híbrida