Notícias

PGR pede repercussão geral em caso envolvendo vínculo de emprego com Uber

Questão é tema de várias ações na Justiça do Trabalho

15 de dezembro de 2023

Em pedido enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na quarta-feira (13), a procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, defendeu que seja reconhecida a repercussão geral em recurso extraordinário que analisa a comprovação de vínculo empregatício entre um motorista e o aplicativo de transporte Uber.

Elizeta destacou que a questão é tema de várias ações na Justiça do Trabalho. Foram mais de 17 mil processos sobre o assunto até maio de 2023.

A procuradora ressaltou ainda a relevância constitucional, política, social e jurídica da questão, que está em debate no Legislativo e no Executivo. Segundo ela, uma eventual afetação do recurso pode ser “um meio de oportunizar a ampla participação dos Poderes Legislativo e Executivo no debate e até mesmo viabilizar que seja suprida a atual omissão, com a regulamentação específica sobre a matéria”.

Elizeta pediu ainda a realização de audiência pública e nova vista aos autos para manifestação quanto ao mérito do recurso.

Novo PGR

O subprocurador Paulo Gustavo Gonet Branco tomará posse nesta segunda-feira (18) no cargo de procurador-geral da República.

Na quarta-feira (13), Gonet teve o nome aprovado no Senado. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Notícias Relacionadas

Notícias

Justiça rejeita “fato do príncipe” em demissões

Para especialistas, tese não pode ser aplicada na pandemia

Notícias

Projeto dá fôlego a empresas, dizem especialistas

PL suspende por 30 dias ações judiciais de cobrança de dívidas vencidas