Notícias

Comsefaz alerta para risco da federalização do IBS na Reforma Tributária

Para secretários, texto estabelece excessivas vinculações do IBS à CBS

6 de novembro de 2023

O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF) lançou nesta segunda-feira (6) um manifesto em defesa do pacto federativo brasileiro e da autonomia dos estados. No documento, os secretários de Fazenda alertam para o risco de federalização do IBS (que substituirá ICMS e ISS) na PEC 45/2019, que implementa a Reforma Tributária.

No manifesto, as Fazendas estaduais reiteram o apoio à reforma, mas ressaltam que “o diálogo federativo é fundamental para construir consensos e garantir a cooperação entre os entes na busca por um sistema tributário que promova o desenvolvimento econômico e social do país, respeitando as competências e autonomias de cada esfera de governo”.

“O papel dos executivos estaduais foi sucessivamente esvaziado no trâmite legislativo da proposta, o que está levando a uma federalização da administração tributária em níveis de centralização administrativa que rivalizam com aqueles que antecederam a redemocratização do país, a partir de 1986”, diz trecho do documento.

Ainda segundo o Consefaz, o texto em tramitação no Congresso Nacional “estabelece excessivas vinculações do IBS à CBS, e não define limites nítidos para evitar o avanço da futura contribuição de bens e serviços da União na base de incidência do imposto subnacional”.

Leia a manifestação na íntegra aqui.

Notícias Relacionadas

Notícias

PL que quebra patentes de vacinas não traria benefícios imediatos

Para advogados, medida abrupta poderia trazer mais riscos que benefícios

Notícias

Prêmio retido por representante de seguros não se submete a RJ

Seguradora buscava anulação do acórdão que extinguiu cobrança contra vendedora de eletrodomésticos