As constantes mudanças no mercado jurídico exigem cada vez mais dos profissionais de advocacia. Para ter sucesso nessa área, é preciso aprender novas habilidades e ter um olhar ampliado do negócio. É o que acredita o empresário e especialista em marketing jurídico Bruno Bom, que acaba de lançar o livro “A Filosofia de Sucesso na Advocacia”, em co-autoria com Sergio Vieira, sócio-diretor do Nelson Wilians Advogados.
A obra é direcionada a todos os operadores jurídicos em quaisquer níveis de atuação, inclusive para bacharéis e acadêmicos, que entendem que o Direito é um universo complexo capaz de seduzir os mais vocacionados. Mas, para alcançar o destaque almejado, precisam dialogar com outras competências.
“O livro é um diálogo com marketing, gestão, empreendedorismo, novas tecnologias, hards, soft skills, networking. Embora a obra seja direcionada ao setor jurídico, contém insights e outras reflexões para profissionais de quaisquer segmentos”, revela Bruno Bom.
Além de uma introdução filosófica, o livro traz um guia de negócios, gestão, empreendedorismo e um estudo de caso da Nelson Wilians Advogados, mostrando quais são os componentes de sucesso, avaliando as filosofias e pensamentos que levaram seu fundador ao sucesso que hoje representa.
Co-autor da obra, advogado e sócio diretor da Nelson Wiliams, Sergio Vieira enfatiza que a filosofia de sucesso consiste em perceber que o modelo de negócios mudou e o advogado, mais do que uma expertise jurídica, precisa ser um aliado estratégico de negócios de seus clientes.
“Eu acredito em uma frase de Alvin Toffler, na qual ele diz que analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler ou escrever, mas sim, aquele que não tem a capacidade de aprender, desaprender e reaprender. Acho que essa é a filosofia de sucesso na profissão, a capacidade do advogado aprender, desaprender e reaprender o tempo inteiro em virtude do dinamismo, da mutabilidade não só do mercado jurídico, mas do mundo”, reflete Vieira.
Experiência
De acordo com os autores, a ideia de escrever o livro veio após a observação na atuação dos escritórios jurídicos no Brasil. Poucos tonaram-se exitosos durante os últimos dez anos, em contrapartida, muitos falharam em sua maneira de atuação.
Bruno Bom conta que a sua inspiração para desenvolver obra também é baseada na pesquisa de Napoleon Hill, “Pense e Enriqueça”, de 1937.
“Napoleon Hill foi solicitado por Daniel Carnegie, um grande siderúrgico, empresário dos Estados Unidos, a reunir, por meio de pesquisa, os denominadores de sucesso entre os empresários da época. Enfim, essa pesquisa demorou 20 anos e ele entrevistou grandes personalidades como Henry Ford, Rockfeller, Nicola Tesla e outros. Com essas entrevistas, Hill escreveu ‘Pense e Enriqueça’, que traz os denominadores em comum de pessoas que são exitosas independente do que elas façam”, conta. Assim, ao longo de uma década, Bruno Bom e Sergio Vieira reuniram os elementos de sucesso com base em experiências na área jurídica.
“Com toda humildade intelectual, tentei aplicar a mesma metodologia para o escritório de advocacia. Então, ao longo dessa década, fui buscando e apontei quais são os denominadores, os 16 pilares da filosofia de sucesso. Não se trata de nenhum script porque eu repreendo isso veementemente, dizer que existe uma fórmula de sucesso, um roteiro. Muitas vezes buscamos na mais sofisticada aula de gestão ou desses gurus da internet uma solução que satisfaça nosso problema, nossa condição financeira, seja ela qual for. Mas acredito que a gente pode encontrar na própria filosofia histórica ou realista, pensamentos, reflexões, métodos de pensar que podem muito bem serem aplicados para a nossa realidade”, reflete o advogado.
A obra conta ainda com o prefácio do jurista José Renato Nalini.
‘A Filosofia de Sucesso na Advocacia’
Autores: Bruno Bom e Sergio Vieira
Editora: Atlas
Lançamento nacional: Nesta quinta (17), às 19h, em SP – Livraria da Travessa Shopping Iguatemi