Notícias

Liminar prorroga validade de certidão fiscal de empresa

Cargill consegue aplicação retroativa de nova portaria

13 de abril de 2020

A Cargill Agrícola conseguiu na Justiça a prorrogação da validade de sua certidão fiscal. O juiz José Carlos Motta, da 19ª Vara Cível Federal de São Paulo, aceitou aplicar retroativamente a Portaria nº 555/2020, que estendeu por 90 dias a validade dos documentos em vigor. A certidão venceu três dias úteis antes da publicação da norma, no dia 24 de março.

Segundo reportagem do Valor, a companhia também pediu na ação (nº 5004843-33.2020.4.03. 6100) para ser enquadrada em futuras prorrogações do prazo da portaria ou publicação de outra norma semelhante. Na ocasião, a Cargill informou ter débitos de tributos federais que ainda não estavam inscritos na dívida ativa.

De acordo com o advogado da Cargill, Tiago Conde, sócio do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados, existem outros contribuintes nessa mesma situação, com certidões que venceram pouco antes da edição da portaria. “Isso quebra a isonomia entre as empresas”, alega.

Notícias Relacionadas

Notícias

Advogado alerta para risco de retrocesso em MP sobre Lei das Estatais

Especialista em Direito Societário vê avanço de interesses políticos em norma que fixa critérios técnicos para a nomeação de executivos

Notícias

Webinar discute questões previdenciárias

Andrey Ferreira, assessor tributário da ANSEGTV, será um dos participantes