Notícias

STF institui gabinete para reconstrução do Plenário da Corte

Edifício-sede foi destruído por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro

11 de janeiro de 2023

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, instituiu, na terça-feira (10), o gabinete extraordinário para reconstrução do Plenário da Corte.

Por meio da Portaria 14/2023, Weber explica que a providência foi tomada diante da destruição do edifício-sede do STF, no domingo (8), por terroristas. Também leva em consideração a diretriz “da proteção jurisdicional da Constituição e da integridade do regime democrático”, constante do plano estratégico de sua gestão para 2022/2023, e o fato de competir ao Supremo, precipuamente, a guarda da Constituição .

O gabinete extraordinário funcionará diariamente na sede do STF até a entrega do Plenário da Corte no dia 1º/2 e não acarretará custos para os cofres públicos. O grupo será composto por representantes de diversas áreas do Tribunal, bem como de órgãos públicos e de instituições civis com expertise, sob a coordenação conjunta da chefe de gabinete da Presidência, do diretor-geral da Secretaria do Tribunal e do secretário-geral da Presidência. O rol de integrantes constará de processo administrativo próprio.

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Notícias Relacionadas

Opinião

Para o novo ministro, o ICMS a ser excluído é o destacado

Nunes Marques defendeu tese em diversas oportunidades

Notícias

Direito autoral é base de disputa entre XP e S&P, avalia Saulo Stefanone Alle

XP recebeu notificações por divulgar em seu site ratings publicados pela Standard & Poor’s